MP participa de discussão sobre criação de Unidade de Preservação no Morro da Ferrabraz
O coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Daniel Martini, e o promotor de Justiça de Sapiranga Michael Flach participaram, nesta terça-feira, 17, de reunião na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura para tratar de questões referentes à preservação do Morro da Ferrabraz.
No encontro, que contou com a participação do secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Lemos Júnior, e do procurador do Estado Juliano Heinen, além de equipe de técnica da SEMA, foi discutida a eventual viabilidade da criação de uma Unidade de Conservação na área.
Tramita na Promotoria de Justiça de Sapiranga inquérito civil sobre a matéria, no qual já foi realizado Termo de Ajustamento com os Municípios de Sapiranga, Nova Hartz e Araricá visando a preservação da área do Morro.
O Estado do Rio Grande do Sul também é parte no expediente, cujo objetivo é apurar a existência e a eficácia de mecanismos de proteção e de preservação ambiental no Morro da Ferrabraz.
O Morro da Ferrabraz é considerado por lei municipal uma Área de Relevante Interesse Ambiental e encontra-se incluído no perímetro de Tombamento da Mata Atlântica, realizado pelo Estado do RS em 1992.