Operação conjunta entre MP e Polícia Civil combate lavagem de dinheiro em Santa Rosa e Tuparendi
Foi desencadeada nesta terça-feira, 13, uma ação conjunta entre a Promotoria de Justiça Criminal de Santa Rosa e a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil contra o crime de lavagem de dinheiro em esquema de pirâmide nos municípios de Santa Rosa e Tuparendi.
Segundo o promotor de Justiça Criminal de Santa Rosa, Leandro Capaverde Pereira, o Ministério Público e a Polícia Civil devem cada vez mais desarticular o que chamou de “criminalidade econômica”. “Novas investigações de combate à lavagem de dinheiro e crime organizado nesses mesmos moldes devem ser realizadas”, afirma o promotor.
Foram apreendidos, no cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão, automóveis de luxo, eletrônicos, armas, documentos e quase R$ 100 mil em dinheiro, além do bloqueio de contas bancárias. Até o momento, um homem apontado como o líder da organização foi preso preventivamente. Estima-se o envolvimento de, pelo menos, 10 pessoas.
A INVESTIGAÇÃO
A operação denominada Display teve início há cinco meses, a partir de denúncias de moradores locais de Santa Rosa. Após a instauração do inquérito, foram recolhidas informações a partir de dados fornecidos pela Receita Federal e pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Foi comprovada a movimentação de cerca de R$ 13 milhões entre crimes de apropriação indevida, estelionato, receptação, entre outros, ocorridos nos últimos 10 anos.