MP participa de eventos de integração para discutir práticas restaurativas na educação
Representantes dos estados do Rio Grande do Sul, Ceará e Amapá e do Ministério Público debateram práticas restaurativas em programas desenvolvidos nas escolas durante encontros e atividades realizadas, de 19 a 22 de julho, em Porto Alegre e Bento Gonçalves. As atividades tiveram início na sexta-feira, 19, com a certificação de 1.200 participantes da formação do programa Escola+Paz, desenvolvido pela Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul, em parceria com a Escola Superior da Magistratura da Ajuris, no auditório do Ministério Público, em Porto Alegre.
No sábado, 20, as comitivas dos estados do Ceará e do Amapá foram recebidas em Bento Gonçalves para conhecer o projeto institucional Pacificação nas Escolas: um olhar restaurativo do MPRS. Na ocasião, também foi apresentado o programa municipal Caxias da Paz. Na segunda-feira, 22, ocorreu um encontro técnico na sede da Escola da Ajuris, novamente na Capital.
Participaram das atividades o promotor de Justiça Elcio Resmini Meneses, da Promotoria de Justiça Especializada de Bento Gonçalves, o desembargador Leoberto Brancher, representando a Ajuris, a vice-governadora do estado do Ceará, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, o promotor de Justiça de Sobral, José Borges Júnior, a defensora pública de Sobral, Emanuela Costa, a juíza de direito do Amapá, Nelba Siqueira, a secretária estadual de Cidadania e Direitos Humanos do Ceará, Lia Gomes, o assessor estratégico da Secretaria Estadual de Educação do Amapá, Wellington Costa, entre outras autoridades.