Empossados 21 novos promotores de Justiça
Vinte e um novos promotores de Justiça, aprovados no 48º Concurso realizado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, foram empossados nesta sexta-feira, 05, em cerimônia ocorrida no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede da Instituição, em Porto Alegre. A sessão solene, realizada perante o Órgão Especial do Colégio de Procuradores, contou com a presença de autoridades, familiares e amigos dos empossados. O secretário dos Órgãos Colegiados, promotor-assessor Luciano de Faria Brasil, fez a leitura do termo de posse assinado pelos novos membros do MP. Logo após, Priscilla Ramineli Leite Pereira fez o juramento oficial e Maurício Arpini Quintana fez o discurso em nome da turma.
Ao falar em nome dos colegas, Maurício destacou as dificuldades da trajetória até a posse e agradeceu amigos e família por acreditarem no sonho de ser promotor de Justiça. “Uma conquista desta magnitude não se alcança sozinho. Aliás, há muito se constatou que a plenitude do ser humano demanda sempre a presença do outro, de maneira que a família e os amigos foram fundamentais ao longo desta extenuante e exigente trajetória”, disse. O novo promotor de Justiça salientou a crise enfrentada pelo país, que alavanca os problemas sociais e a criminalidade. “Ao Ministério Público toca, portanto, permanecer incólume e vigilante”, ressaltou.
Durante seu discurso, o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, ressaltou que a posse dos novos promotores é sempre um momento de renovação e motivação para todo o Ministério Público gaúcho. “Não são apenas processos e expedientes, autos físicos ou virtuais, que estarão sob o crivo de cada manifestação de vossas excelências, mas a vida, a liberdade, o patrimônio, a probidade administrativa, a cidadania gaúcha”, disse ele aos empossados.
Ele também lembrou aos promotores que iniciam na carreira a importância das relações interinstitucionais. "A nenhuma instituição é possível resolver sozinha problemas de grande complexidade como os que hoje se apresentam. Precisamos de ações de articulação e integração com os demais órgãos, poderes públicos e, até mesmo, setor privado, buscando resolutividade pela soma das inteligências coorporativas e não por protagonismos institucionais. E nesse contexto, cabe ao Ministério Público fazer sua parte e ir além, fomentando redes de aproximação e atuação transinstitucionais, ciente de que segurança, educação, saúde, sustentabilidade, proteção social (nossas apostas estratégicas) são direitos de todos, mas, também, dever e responsabilidade de todos”, disse.
Dallazen trouxe, ainda, um panorama da crise política nacional, dos graves problemas financeiros que o Estado enfrenta e defendeu a unicidade da Instituição. “O MP tem amplo rol de atribuições justamente para servir à sociedade, de uma forma eficiente e ampliada. Somos o Ministério Público da Constituição, somos o Ministério Público da sociedade e é preciso a união de todos para resistir aos ataques e seguirmos firmes na defesa do cidadão. Nós somos um só MP”, destacou.
NOVOS PROMOTORES
Tomaram posse Maurício Arpini Quintana, Priscilla Ramineli Leite Pereira, Valmor Júnior Cella Piazza, Sabrina Cabrera Batista Botelho, Marina de Bem Casanova, Márcio Luigi Teixeira Pinto, Eduardo Augusto Pohlmann, Lara Guimarães Trein, Marcelo Fagundes Fischer, Pedro Santos Fernandes, Miguel Germano Podanosche, Gabriel Munhoz Capelani, Vinícius Cassol, Thiago Luis Reinert, Caio Isola de Aro, Ana Maria Dal Moro Maito, Fernanda Ramires, Raynner Sales de Meira, Heráclito Mota Barreto Neto, Larissa Corrêa Guarezi Zenatti e Vitor Hugo Chiuzuli.
PRESENÇAS
Compuseram a mesa da solenidade o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Onyx Lorenzoni; o secretário de Estado do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos, representando o Governo do Estado; o representante do Tribunal de Justiça do Estado, Amadeu Henrique Buttelli; o defensor público-geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt; o corregedor-geral do Ministério Público, Ivan Saraiva Melgaré; o procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 4ª Região e representante da Associação Nacional dos procuradores da República, Carlos Augusto da Silva Cazarré; os subprocuradores-gerais de Justiça para Assuntos Jurídicos, Jacqueline Fagundes Rosenfeld, Administrativos, Benhur Biancon Junior, Institucionais, Marcelo Lemos Dornelles, e de Gestão Estratégica, Sérgio Hiane Harris; o deputado tenente-coronel Luciano Zucco, representando a Assembleia Legislativa do Estado; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Cezar Miola; o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público – Conamp, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto; o ouvidor do Ministério Público em exercício Rubem Giugno Abruzzi; a presidente da Associação do Ministério Público, Martha Silva Beltrame; e o presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público, David Medina da Silva e o Secretário dos Órgão Coelgiados, promotor Luciano de Faria Brasil.
Fotos: PG Alves/MPRS