MP apresenta para Prefeitura de Porto Alegre sistema que possibilita a análise de Notas Fiscais Eletrônicas
Em reunião nesta terça-feira, 14, membros do MP e servidores apresentaram para o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, a ferramenta NF-Scan, que monitora as transações comerciais feitas por meio de notas fiscais eletrônicas.
O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles, participou do encontro. A NF-Scan foi apresentada pelo coordenador do Núcleo de Inteligência do MPRS, Diego Rosito de Vilas, e o assessor do Núcleo, Neldo Augusto Dobke Valadão.
A ferramenta, adquirida e desenvolvida em conjunto pelo MP e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), com informações da Secretaria da Fazenda Estadual, é um aplicativo de BI (Business Intelligence) que possibilita a análise de Notas Fiscais Eletrônicas emitidas contra Órgãos Públicos. O sistema ainda possibilita a análise comparativa de preços por produto no Estado, por regiões ou microrregiões, da quantidade comprada pelos Entes, a identificação do emitente e do destinatário e a visualização da NFe.
A ideia é o sistema ser disponibilizado para a Prefeitura Municipal, a partir da construção de um termo de cooperação. A viabilidade do acordo começará a ser estudada com novas reuniões entre os técnicos do Executivo e do MPRS.
Também participaram da reunião os secretários municipais da Fazenda, Leonardo Busatto, e do Meio Ambiente e Sustentabilidade – SMANS, Maurício Fernandes da Silva; o procurador-geral do município adjunto de Domínio Público, Urbanismo e Meio-Ambiente, Nelson Marisco; o diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Rene de Souza; e o diretor administrativo da Companhia de Dados do Município (Procempa).