Membros do MP palestram em curso de atualização para magistrados
O coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública (CaoCrim), Luciano Vaccaro, e o coordenador do Gabinete de Assessoramento Técnico do MP (Gat), Rodrigo Brandalise, participaram do Curso de Atualização para Magistrados realizado pela Escola Superior da Magistratura da Ajuris. O evento, que nesta edição teve o tema Ciências Criminais, é direcionado aos magistrados que irão atuar na 17ª Vara Criminal, inaugurada na última terça-feira, 09, no Foro Central I em Porto Alegre.
Na manhã desta quinta-feira, 11, Vaccaro falou durante o painel Crime organizado e lavagem de dinheiro: investigação, processo e defesa. Ele ressaltou a importância da criação da Vara, pois lidará com casos de alta complexidade e de repercussão direta sobre a sociedade. Durante sua fala, Vaccaro destacou o papel do Ministério Público e demais órgãos públicos em nível estadual e municipal no combate à lavagem de dinheiro. “Para nós darmos um combate mais efetivo à lavagem de dinheiro e ao crime organizado, precisamos da integração de todas as partes. Isso tem sido parte da nossa caminhada de amadurecimento institucional nas diversas instituições do Rio Grande do Sul, sem vaidade e sem protagonismo”, afirmou.
Também participaram do painel o juiz-corregedor André Vorraber Costa; o titular da Delegacia de Repressão ao Crime de Lavagem de Dinheiro, Filipe Bringhenti, e o advogado Marcelo Caetano Guazelli Peruchin.
ACORDO PENAL
O promotor Rodrigo da Silva Brandalise também participou do evento na tarde de quarta-feira, 10, durante o painel Soluções Negociadas. Foi debatedor do tema o juiz Orlando Faccini Neto. O título da palestra foi Acordo penal: uma mudança de paradigma no processo penal brasileiro?, com foco no acordo penal proposto pelo Ministério da Justiça.