Procurador de Justiça Cesar Faccioli assumirá Secretaria de Administração Penitenciária do Governo Estadual
O procurador de Justiça Cesar Faccioli, a convite do governador do Estado, Eduardo Leite, assumirá o comando da nova Secretaria de Administração Penitenciária. Após comunicar a decisão ao procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, Faccioli solicitou, nesta sexta-feira, dia 29 de março, sua aposentadoria no Ministério Público e consequente exoneração da função de subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos.
Na tarde desta sexta-feira, o governador, Eduardo Leite, e o vice-governador e secretário de segurança, Ranolfo Vieira Junior, estiveram na sede do MP comunicando oficialmente o convite ao procurador-geral de Justiça. “Estamos muito satisfeitos com a decisão do procurador. Esta é uma área fundamental para a Segurança Pública, que necessita de muita interlocução entre os Poderes. Por isso, a experiência do futuro secretário no Ministério Público, sua trajetória, o conhecimento no Direito Administrativo, na mediação e nos Direitos Humanos, além da capacidade de gestão já testada no Executivo e no MP, nos dão a segurança de que a pasta estará em excelentes mãos”, disse o governador.
Durante o encontro, o PGJ sublinhou que o convite a Faccioli é uma honra a todo o Ministério Público. “É um dos mais valorosos quadros desta Instituição que é chamado para uma nova função. Não há dúvidas de que fará falta ao MP, mas, como cidadãos do Rio Grande e como Instituição de Estado, nós ficamos felizes porque a escolha revela um perfil técnico e de gestão adequado para tão importante secretaria, que tem uma função primordial muito conectada a função do Ministério Público, de produzir também segurança pública para sociedade gaúcha”, conclui o PGJ.
Cesar Faccioli agradeceu ao governador e ao vice-governador pela honra do convite e pela confiança que lhe foi depositada e estendeu o agradecimento aos colegas da Administração Superior do Ministério Público, que, entendendo a sua intenção de aceitar o desafio, colaboraram muito, não apenas no período importante que passou na instituição, de grande aprendizado, mas também para essa difícil decisão.
“Já tive a oportunidade de ter a primeira reunião com o vice-governador e secretário de Segurança Pública e um contato mais concreto com os eixos do projeto Rio Grande Seguro, destaque importante desse quarto eixo que é o sistema penitenciário e sua inserção no diálogo sistêmico com toda a ideia da segurança pública. E, nesse sentido, me coloquei a disposição, reconhecendo o tamanho gigantesco do desafio, mas com muita vontade e otimismo para trabalhar. Acredito que realmente podemos, com muita articulação e muita gestão, fazer a diferença e avançar nas prioridades e diretrizes do RS Seguro”, concluiu Faccioli.
Para finalizar, o vice- governador do Estado, Ranolfo Vieira reiterou o agradecimento ao procurador por ter aceitado o convite. “Embora todas as dificuldades, eu visualizo condições concretas para que possamos começar a modificar essa situação em que se encontra o nosso sistema penitenciário nesse momento”, ressaltou Ranolfo.
O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Lemos Dornelles, e o chefe de gabinete do PGJ e secretário-geral do MP, Júlio Melo, também participaram da reunião.