Página do MPRS no Facebook registra recorde de crescimento
Buscando ampliar e qualificar a comunicação direta com o cidadão, o Ministério Público do Rio Grande do Sul apostou nos últimos anos na qualificação de seus espaços nas redes sociais. Os resultados alcançados superaram as metas estabelecidas, provando que, mesmo sem investir recursos em impulsionamento ou qualquer outro tipo de publicidade, é possível obter significativo alcance no conteúdo postado. “O segredo é apostar na relevância do conteúdo, na linguagem e formato adequados”, afirma a coordenadora da Assessoria de Imagem do MP, Samantha Nassif.
Após a cobertura do julgamento do Caso Bernardo, a página do MP no Facebook chegou à marca de 57 mil fãs. “Estamos num curso de crescimento ascendente. Somos, hoje, o segundo Ministério Público estadual mais seguido, mesmo sendo o sexto Estado em população. Ficamos atrás só do MP de São Paulo, porém, considerando o número de seguidores e a população, podemos dizer que temos a fanpage mais acessada entre os MPs neste momento”, explica Cezino Caldas, publicitário responsável pelas redes sociais da instituição.
A integração entre as diferentes ferramentas e o desenvolvimento de conteúdo específico para cada plataforma, com linguagem simples e acessível, gerou recordes no alcance orgânico de algumas postagens este ano, mesmo sem nenhum investimento em impulsionamento. Exemplo foi a animação criada para uma campanha de incentivo à doação de sangue que em três meses foi compartilhada 348 mil vezes, vista por 6,3 milhões de internautas, resultando em um alcance de 17 milhões pessoas.
CASO BERNARDO
No Caso Bernardo, além de assessorar os promotores durante o julgamento e atender demandas da imprensa no local, a cobertura da equipe de comunicação do MP postou informações sobre o andamento do júri no Twitter, Instagram e Facebook, além do resumo diário que era postado no site da instituição. A entrevista coletiva dos três promotores de Justiça foi transmitida ao vivo pelo Facebook (live), alcançando 53 mil pessoas. Já a postagem com o resultado do julgamento e as penas dos quatro réus registrou 880 mil pessoas até a tarde desta segunda-feira.
OUTRAS AÇÕES COM GRANDE ENGAJAMENTO
Também foi destaque em 2018, a ação de comunicação do MP que utilizou o Facebook para prestar esclarecimentos à população sobre a Boneca Momo, uma espécie de desafio digital, no qual crianças e adolescentes eram coagidos a se machucar. O caso gerou uma grande polêmica nas redes sociais e muita desinformação. Com objetivo de alertar a população e, especialmente, esclarecer os fatos, o Gabinete de Comunicação postou um vídeo com a promotora de Justiça da Infância Denise Villela. Além de ser utilizado pelos veículos de imprensa e compartilhado em grupos de WhatsApp, este vídeo foi visualizado na fanpage do MP por 500 mil pessoas.
Este caso é um exemplo clássico de integração da equipe de Jornalismo do Ministério Público com o núcleo de Redes Sociais, pois foi o grande interesse dos veículos de comunicação e o significativo número de questionamentos enviados ao MP via Messenger que motivaram a produção e a postagem do vídeo, na semana em que o tema estava entre os mais debatidos nas redes sociais.
Para auxiliar na compreensão e no acesso ao resultado de operações do MP ou outras de grande interesse, a equipe de comunicação da instituição passou a transmitir todas as coletivas de imprensa de casos de repercussão pelo Facebook, além de produzir e distribuir imagens e áudios para rádios, TVs, jornais e portais de notícias de todo o Estado.
Também são produzidos animações e infográficos explicativos para facilitar a compreensão em casos de grande complexidade. Exemplo disso foi a estratégia de divulgação de uma das operações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) que revelou um esquema de desvio de verbas da saúde pública em Canoas. Além do release com explicações sobre os fatos e imagens da operação do MP, 21 mil pessoas assistiram a animação produzida pelo Gabinete de Comunicação que detalhava o esquema, e mais de 7 mil acompanharam transmissão ao vivo da coletiva de imprensa.
Além do Facebook, o MP também utiliza o Instagram, que tem como característica conteúdo mais pessoal e interativo. No perfil da instituição são publicados conteúdos de bastidores da atuação do MP e ações de relacionamento, como, por exemplo, o Minuto da Adoção. Nessa campanha, qualquer pessoa poderia fazer perguntas sobre adoção pela própria plataforma e brevemente a resposta era compartilhada com todos os seguidores. O perfil do MP no Instagram registrou aumento orgânico de 280% em 2018, passando de 1.480 para 4.867 seguidores.