MP participa de mobilização para destinação de parcela do IR à entidades gaúchas
O Ministério Público, representado pelo chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, Júlio César Melo, participou nesta segunda-feira, 04 de fevereiro, da reunião sobre a campanha de mobilização para destinação de parte do Imposto de Renda devido a entidades sociais do Rio Grande do Sul. O encontro foi promovido pela Presidência da Assembleia Legislativa e contou com a presença do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior. Segundo o presidente da ALRS, deputado Luís Augusto Lara, o Legislativo promoverá uma série de ações a partir de março para ampliar a participação dos gaúchos e o montante destinado às entidades sociais do Estado.
Nos últimos quatro anos, o MP participou ativamente das campanhas lançadas com este objetivo, incentivando a doação de membros e servidores da Instituição aos fundos estaduais da Criança e do Adolescente ou da Pessoa Idosa, através do Imposto de Renda. De acordo com legislação federal, é possível destinar de 1 a 6% do imposto devido para os fundos. Ao fazer a opção para fundos que operam no Rio Grande do Sul, o contribuinte garante que o recurso permaneça no Estado.
Durante a reunião, o chefe de Gabinete do PGJ apresentou alguns resultados da mobilização interna do MP, destacando que o número de participantes e o montante arrecadado entre membros e servidores da instituição vêm apresentando significativo crescimento. “A partir da nossa experiência no tema, acredito que a ampla divulgação a respeito da segurança desta operação e dos resultados obtidos sempre incidirá positivamente no número de participantes e valor arrecadado”, disse.