MP participa de reunião para reorganização do Gabinete de Gestão Integrada Municipal
O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles, participou na manhã desta quarta-feira, 19, da primeira reunião preparatória de reorganização do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). O coordenador do Centro de Apoio Criminal e da Segurança Pública, Luciano Vaccaro, também integrou os debates com várias instituições e órgãos públicos, que foi realizado no Paço Municipal de Porto Alegre.
O prefeito Nelson Marchezan Júnior entregou a minuta do decreto para que os órgãos envolvidos possam analisar e contribuir com sugestões.
Durante sua manifestação, Dornelles destacou a importância da atuação integrada na área da segurança pública e mencionou o trabalho conjunto do Ministério Público com diversos órgãos e instituições na Operação Pulso Firme, que transferiu líderes de facções criminosas para presídios, e no episódio da greve dos caminhoneiros. “A ideia de cooperação e integração está muito presente no MP e está também presente no nosso planejamento estratégico. Somos parceiros nesta iniciativa do Gabinete Integrado”, afirmou.
O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) é um fórum consultivo, que tem como missão integrar sistemicamente os órgãos e instituições federais, estaduais e municipais, priorizando o planejamento e a execução de ações integradas de prevenção e enfrentamento da violência e criminalidade.
Também participaram o secretário-adjunto da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Everton Oltramari; o vice-prefeito Gustavo Paim, o subprocurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles; o superintendente em exercício da Polícia Federal, José Antônio Dornelles; o superintendente substituto da Polícia Rodoviária Federal, Luís Reischak Júnior; o comandante-geral da Brigada Militar, Mário Ikeda; o diretor de Segurança e Execução Penal da Susepe, Fabrício Ragagnin; o comandante operacional da Força Nacional em Porto Alegre, Harrison Moreira de Oliveira; o representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Eduardo de Almeida; o comandante do Policiamento da Capital (CPC) da Brigada Militar, André Luiz Nickele Córdova; entre outras autoridades.