Ivan Melgaré é reempossado como corregedor-geral do MP
O corregedor-geral do MP, Ivan Saraiva Melgaré, foi reempossado nesta sexta-feira, 14, em sessão do Órgão Especial do Colégio de Procuradores, realizada no auditório Mondercil Paulo de Moraes e presidida pelo procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen. Melgaré foi eleito em 30 de novembro com 108 votos válidos e exercerá o mandato no biênio 2018/2020. Na oportunidade, o procurador de Justiça Marcelo Pedrotti foi reempossado no cargo de subcorregedor-geral do MP.
Também foram empossados os promotores-corregedores Ana Adelaide Brasil Sá Caye; Adriano Teixeira Kneipp; André Luis Dal Molin Flores; Camila Lummertz; Carla Carrion Frós; Daniela Lucca da Silva; Felipe Kreutz; Josiane Superti Brasil Camejo; Leonardo Guarise Barrios; Rafael Cruz Amaral; Rafael Stramar de Freitas Santos e Rodrigo Carpi Nejar.
Em seu discurso de posse, Ivan Melgaré destacou uma das principais missões da Corregedoria: “o de reafirmar aos mais experientes e ensinar aos mais novos os verdadeiros valores institucionais, aqueles princípios estruturantes que nos fizeram ser o que somos hoje. Numa época de crise social, política e ética, acirrados conflitos de opinião, em redes sociais, e intolerância, a sociedade deposita no Ministério Público alto grau de respeito, confiança e expectativa”.
O corregedor ainda discorreu sobre alguns dos projetos e iniciativas desenvolvidas pelo órgão, como a implantação de novos fluxos de trabalho, com tecnologia de informação e mudança de procedimentos, visando garantir qualidade e resolutividade às funções ministeriais. “O Ministério Público não é perfeito, até porque constituído de mulheres e homens, falíveis seres humanos, mas é papel da Corregedoria-Geral buscar o aperfeiçoamento institucional diuturnamente”, finalizou o seu discurso.
Já o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, lembrou que esta ocasião festiva é realizada no dia nacional do Ministério Público. “Esta é uma oportunidade de reflexão e de vislumbrar a importância da nossa Instituição atingiu perante a sociedade gaúcha e brasileira, sendo lembrado em todas as pesquisas como uma das instituições mais confiáveis, e isso foi possível pelo trabalho de cada procurador e promotor de Justiça, cada um a seu tempo e a seu modo, ao longo de muitos anos.”
Conforme Dallazen, a Corregedoria-Geral do MP, juntamente com a Procuradoria-Geral de Justiça, o Órgão Especial do Colégio de Procuradores e o Conselho Superior do Ministério Público tem um papel fundamental em desenvolver as mudanças necessárias, a orientação, a qualificação e a correição para exigir o comprometimento de todos os membros do MP. “Essa é uma forma para continuarmos no patamar de respeitabilidade social que atingimos até o momento”, pontuou.
PRESENÇAS
Também estiveram presentes o secretário de Estado de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, Raffaeli Di Cameli, neste ato representando o governador do RS; a corregedora-geral da Defensoria Pública Adriana Chaves Barcellos, neste ato representando o defensor público-geral do Estado; o corregedor-geral do Ministério Público Militar, Giovani Rattacaso, neste ato representando o Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União; a corregedora-geral do Município, Simone Custódio, neste ato representando o Prefeito de Porto Alegre; o presidente da Conamp, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto; a corregedora-geral da Procuradoria-Geral do Estado, Luciana Mabília Martins; o presidente do Tribunal de Justiça Militar, juiz-militar cel. Paulo Roberto Mendes Rodrigues; a representante do Ministério Público de Contas, Fernanda Ismael; a presidente da Associação do Ministério Público, Martha Beltrame; o vice-presidente da AMP/RS, João Ricardo Tavares; o presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público, David Medina da Silva; além da secretária dos Órgãos Colegiados do MP, Martha Weiss Jung.
Também participaram os subprocuradores Cesar Faccioli; Benhur Biancon Junior e Marcelo Lemos Dornelles; os ex-procuradores-gerais de Justiça do RS Claudio Barros Silva, Roberto Bandeira Pereira, Mauro Henrique Renner e Eduardo de Lima Veiga (ouvidor do MP); os ex-corregedores-gerais do MP desembargador Vladimir Giacomuzzi, Luís Carlos Ávila de Carvalho Leite, Cezar Antonio Rigoni, Jacqueline Fagundes Rosenfeld, Armando Antônio Lotti e Ruben Giugno Abruzzi.
Ainda participaram o juiz auditor da 1ª Auditoria da 3ª Circunscrição Judiciária Militar, Alcides Alcaraz Gomes; representante da ASDEP, delegado Cleiton de Freitas; dos Procuradores do Município de Porto Alegre, Cesar Emilio Sulzbach; da Fecomércio, André Roncatto; do Comando Militar do Sul, Juliana Bertol; representante da PUCRS, Solimar Amaro; da escola da Direito da Unisinos, professor Miguel Tedesco, entre outras autoridades.