Exposição “Palácio de Muitas Histórias” pode ser visitada no Palácio do MP
Para quem tem interesse em saber mais informações históricas do Palácio do MP, está aberta para visitação do público a exposição permanente “Palácio de Muitas histórias”.
A mostra, que está localizada em duas salas do Palácio do MP, na Praça da Matriz, pode ser visitada entre 8h30min e 18h. A sala temática abriga nove banners e cinco vitrines expositivas com documentos primários, reportagens e fotografias do acervo do Memorial que remontam a história do Palácio do MP, popularmente conhecido como Forte Apache ou Palácio Provisório.
“Palácio de Muitas histórias” remonta o momento em que foi lançada a pedra fundamental do Palácio, no ano de 1857. A edificação, na época, teria a finalidade de abrigar uma nova sede para o Poder Legislativo.
Também aborda os períodos em que abrigou a residência oficial da Presidência do Estado e outros diversos órgãos governamentais, entre eles a Diretoria Geral de Negócios da Fazenda Provincial, o Comando das Armas da Província de São Pedro, a Repartição dos Telégrafos e a Diretoria de Obras Públicas.
Por fim, relembra o ano de 1998, período em que o Palácio estava desocupado e em péssimas condições de conservação, um ano antes do Poder Executivo passar a utilização da edificação para o Ministério Público, o qual deu início ao Projeto de Restauração do “Palácio Provisório” em 1999.
O Projeto “Palácio de Muitas Histórias” é idealizado pela coordenadora do Memorial do Ministério Público, Martha Weiss Jung, e organizado pela equipe do Memorial, composta por Cíntia Vieira Souto, Sonia Beatriz Pinto e Gabriela Oliveira Largher.