Promotoria de Justiça de Agudo encerra o primeiro ano do Projeto Escola de Pais
A Promotoria de Justiça de Agudo, por sua promotora de Justiça, Daniela Sudbrack Gaspar Raiser, encerrou no dia 12 de novembro o primeiro ano de implantação do Projeto Escola de Pais, com atividades realizadas ao longo de oito meses, nas cidades de Agudo e Paraíso do Sul.
O projeto foi idealizado em conjunto com as Redes de Apoio às Crianças e Adolescentes dos Municípios, e iniciado com o apoio da então juíza de Direito da Comarca de Agudo, Mariana Aguirres Faschel. Inicialmente destinado a famílias indicadas pelas redes, contou com a realização de diversas palestras e reuniões, ministradas por profissionais da rede e também pela promotora de Justiça de Santa Maria, Rosangela Corrêa da Rosa.
Os encontros trataram de temas sensíveis à comunidade local, dentre eles, deveres e responsabilidade dos pais e alternativas para a melhoria da dinâmica familiar, comunicação não violenta, círculos de paz, bullying, o consumo abusivo de álcool e drogas por crianças e adolescentes e a importância da educação e da família na formação de crianças e adolescentes.
Com objetivo preventivo, o projeto buscou dar apoio e orientação aos pais, trazendo uma visão sistêmica da família e alternativas para a resolução de conflitos dentro de uma cultura de paz. Ao final, os pais receberam dos filhos um certificado de participação no projeto, promovendo uma confraternização entre as famílias participantes.