Lajeado: MP assina Termo de Cooperação que viabiliza sistema de cercamento eletrônico
O procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, participou, nesta terça-feira, 13, de reunião da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), realizada à tarde no Mundo Cooperativo, espaço das cooperativas na Expovale 2018, em Lajeado.
No encontro, foi assinado termo de cooperação entre Ministério Público, Ministério Público do Trabalho (MPT), Amvat e Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro). Através de Termo de Cooperação já existente entre MP e MPT e por indicação do MP, serão repassados recursos de multas de ações civis públicas e de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) para a construção da nova sede do Centro Integrado de Operações – Regional Lajeado, para viabilizar sistema de cercamento eletrônico. O novo CIOp terá capacidade para atender os 36 municípios da região.
Em sua manifestação, o PGJ reiterou que vem se reunido com prefeitos de todo o Estado e que todos têm uma clara noção dos problemas que a sociedade demanda, exigindo, cada vez mais, respostas rápidas e efetivas do poder público como um todo, especialmente nas áreas da saúde, educação, e segurança. “O poder público precisa dar essa resposta de forma planejada e eficiente e é justamente isso que fazemos hoje ao assinar um termo de cooperação de tamanha relevância para toda a região do Vale do Taquari. É esse o Ministério Público que queremos, efetivo e resolutivo, mas sabemos que uma instituição não consegue sozinha dar todas as respostas e atender aos anseios da população e, por isso, é ainda mais imprescindível que também, como damos o exemplo hoje, as instituições se unam, num trabalho em concerto. Neste aspecto também há que se destacar a articulação local, tanto do poder público quanto das associações e demais instituições e órgãos de Lajeado e da região para viabilizar a solução dos problemas da comunidade”, concluiu Dallazen.
O secretário-geral do MP e chefe de gabinete do PGJ, Júlio Melo, o diretor das Promotorias de Justiça de Lajeado, Carlos Augusto Fiorioli, e o promotor de Justiça de Lajeado Sérgio Diefembach também estiveram presentes à reunião, que teve como anfitrião o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo. Também se fizeram presentes os prefeitos integrantes da AMVAT, o Procurador do Ministério Público do Trabalho (MPTRS), Márcio Dutra da Costa, a vice-presidente da Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro), Prisciana Weirich, e o secretário da Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli, representantes do judiciário, da Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.
VISITA À PROMOTORIA DE LAJEADO
Após a reunião com prefeitos, o PGJ fez uma visita à Promotoria de Lajeado, onde se reuniu com os membros da região para discutir assuntos administrativos e de interesse institucional.