PGJ fala sobre desafios das instituições públicas frente às novas demandas da sociedade
Com o tema “O papel da Justiça frente ao cenário político e econômico do Brasil”, o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, foi palestrante da reunião almoço nesta terça-feira, 06 de novembro, promovida pelo Grupo de Lideranças Empresariais do Rio Grande do Sul (LIDE). Durante sua manifestação, o PGJ destacou a importância da união entre as instituições públicas para enfrentamento dos problemas da sociedade atual. “Não há mais espaço para instituições que atuem de forma isolada, sem a compreensão de que a resolução dos problemas da sociedade, hoje de grande complexidade, exige que se estabeleçam consensos mínimos”, afirmou o chefe do MP. Ao lembrar os 30 anos da Constituição Federal, Dallazen falou da solidez das instituições públicas no país, respaldadas pelo que estabelece a Carta Magna. “Faço a defesa intransigente da nossa Constituição, do que ela estabelece em seu núcleo, que foi importante suporte para o amadurecimento e consolidação da nossa democracia. Reconheço, entretanto, que precisamos promover as reformas necessárias para atender as demandas de uma sociedade cada vez mais rápida e conectada”, disse ele.
O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, que também foi palestrante do evento, falou sobre o papel da OAB no atual cenário e na defesa do Estado Democrático de Direito. “Eu afirmo, seguidamente, que a Ordem não tem ideologia. Nós defendemos o que está na Constituição Federal. A justiça é nos termos da lei, assim deve ser e assim tem sido”, sublinhou.
O presidente do LIDE, Eduardo Fernandez, agradeceu a presença e a participação dos palestrantes, bem como do público. Além disso, ele comentou sobre o processo que o Brasil passa: “Estamos em um momento muito significativo da nossa história recente. Um cenário de mudanças, em que precisamos da consciência, de um engajamento maior da sociedade em um cenário político, unindo forças e despertando para uma nova era, na busca de uma nação que resgate a ordem e volte ao rumo do progresso, que são as palavras que permeiam a nossa bandeira”, comentou.
O secretário-geral do MP, Júlio Melo, acompanhou o procurador-geral de Justiça no evento, prestigiado por empresários, políticos, juristas e jornalistas.
Fotos: Renata Simmi/MPRS