Eleições 2018: Promotores eleitorais acompanham pleito realizado neste domingo
Promotores eleitorais em todo o Rio Grande do Sul fiscalizam o pleito realizado neste domingo, 07, com o objetivo de verificar os locais de votação e possíveis casos de propaganda irregular.
Na Capital, o coordenador do Gabinete de Assessoramento Eleitoral, Rodrigo Zilio, visitou as seções eleitorais da Cadeia Pública de Porto Alegre, acompanhado do procurador regional Eleitoral, Luiz Carlos Weber. Cerca de 70 presos provisórios votaram na casa prisional. Também participou a promotora eleitoral Lucilene Falcetta.
Rodrigo Zilio visitou também a votação no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Poa I, na Vila Cruzeiro, e na sede da Fundação de Atendimento Socioeducativo do RS (Fase). Internos votaram durante todo o domingo nas seções eleitorais das unidades.
No início da tarde deste domingo, o coordenador do Gabinete de Assessoramento Eleitoral esteve no Foro Central da Capital, em que foi realizado o plantão para os crimes eleitorais, com o apoio de promotores de Justiça. Zilio ainda acompanhou a votação paralela realizada no campus da PUCRS, um evento realizado no mesmo dia das eleições, com o objetivo de demonstrar o funcionamento e a segurança das urnas eletrônicas.
O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles, também esteve presente no Gabinete de Assessoramento Eleitoral para acompanhar a fiscalização do pleito e manter contato com a equipe da Segurança Institucional do MPRS, que atuou em apoio neste domingo.
No interior do Estado, foram registradas ocorrências de propaganda irregular e de ilícitos eleitorais. Nos municípios de Estrela, Santana do Livramento e Portão, por exemplo, houve a apreensão de material de campanha em desacordo com as normas da legislação eleitoral.