Voluntários recebem treinamento para atuar na Apac de Porto Alegre
Entre quarta e sexta-feira desta semana, 65 voluntários estão sendo treinados para trabalhar na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Porto Alegre, localizada no antigo Instituto Penal Padre Pio Buck, no bairro Partenon. As palestras ocorrem no auditório Marcelo Kuffner, na sede do MP. A Apac de Porto Alegre será a primeira unidade com aplicação da metodologia a funcionar no RS.
O curso detalha, além da rotina, as dificuldades a serem enfrentadas em uma Apac, capacitando os voluntários para a atuação junto aos recuperandos. O ingresso dos apenados na Apac será gradual, para que a metodologia seja desenvolvida com segurança. No Estado, outros sete municípios estão em fases diversas do movimento para a implantação de unidades de Apac.
A iniciativa tem por base convênio firmado entre o Ministério Público, o Judiciário e o Estado do Rio Grande do Sul, com a finalidade de inserir a sistemática em diversas comarcas do RS. As Apacs serão incluídas no organograma da Superintendência dos Serviços Penitenciários, gestora da parceria.
Voluntários recebem treinamento para atuar na Apac de Porto Alegre