Evento sobre Campos Sulinos acontece no Palácio do MP
Aconteceu na manhã desta terça-feira, 25, a abertura do seminário “Campos Sulinos – Conservação, Uso e Recuperação dos Campos do Sul do Brasil”. O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), é realizado no auditório do Palácio do MP, reunindo representantes de órgãos públicos, instituições de pesquisa e academia com o objetivo de compartilhar conhecimentos para aprimorar ações de proteção e recuperação ambiental dos campos do Bioma Pampa.
O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles, participou da abertura do evento e afirmou que é uma honra para o Ministério Público receber um seminário com importantes debates. Dornelles ainda destacou para a importância da construção um diálogo técnico com os órgãos estaduais e municipais na preservação do meio ambiente. “Precisamos encontrar o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental”, ponderou.
Já a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Ana Pellini, discorreu sobre as grandes dificuldades na preservação do Bioma Pampa, a definição de áreas prioritárias de proteção e os riscos da conversão de campos em lavouras. Por sua vez, a presidente do Ibama, Suely Araujo, manifestou a importância dos campos sulinos pra a manutenção da fauna e da flora, bem como os recursos hídricos.
Na oportunidade, também foi assinado um termo aditivo do acordo de cooperação técnica entre o Ibama e a Secretaria de Estado do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável com o objetivo de possibilitar a descentralização de recursos da taxa de controle e fiscalização ambiental aos municípios que exercerem a competência de gestão ambiental no Rio Grande do Sul.
Na sequência, a promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre Annelise Steigleder apresentou a palestra “Biodiversidade dos Campos Sulinos e a importância da conservação”, do professor da UFRGS Valério Pillar. Também participaram do evento a promotora de Justiça Anelise Grehs, coordenadora do Núcleo de Resolução de Conflitos Ambientais – Nucam, e o promotor de Justiça do Meio Ambiente da Capital Alexandre Saltz.
Nesta quarta-feira, o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Daniel Martini, palestrou sobre a atuação do Ministério Público em defesa do Pampa. Martini abordou na sua explanação sobre a criação das promotorias regionais, do Núcleo de Proteção do Bioma Pampa, bem como dos projetos de restauração dos corredores ecológicos, entre outros temas.