Realizada abertura da IV Semana do Ministério Público de Cachoeira do Sul
Foi iniciada nesta segunda-feira, 10, a IV Semana do MP de Cachoeira do Sul. “O Ministério Público e o combate à lavagem de dinheiro” foi o tema da palestra da abertura do evento, ministrada pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública, Luciano Vaccaro. Nesta terça-feira, 11, ocorreu a palestra "Corrupção, violência e a 'mexicanização' do Brasil", ministrada pelo doutor e mestre em Administração pela UFRGS Marcelo Berger.
ABERTURA
O procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, participou da cerimônia de abertura realizada na Ulbra - campus Cachoeira do Sul. Ao falar para uma plateia repleta de acadêmicos, o PGJ destacou que as Semanas do MP são momentos de interlocução entre a academia e a Instituição, com relevância para se repensar o Direito praticado nas mais diversas carreiras jurídicas. “Precisamos fazer com que o Direito seja mais legítimo e mais correspondente aos anseios que espera a sociedade, o seu destinatário final”, pontuou. O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles, e o secretário-geral do MP, Júlio Melo, também prestigiaram o evento.
Fabiano Dallazen ainda discorreu sobre o protagonismo do Ministério Público, após a promulgação da Constituição Federal de 1988, bem como enumerou para os acadêmicos as diversas áreas de atribuição do MP. “Somos os representantes da atuação coletiva na defesa dos interesses mais caros da sociedade brasileira”, finalizou.
Por sua vez, o vice-presidente da AMP/RS, João Ricardo Tavares, lembrou a importância do processo eleitoral para o enfrentamento das crises que o Brasil passa. Tavares também mencionou o início das Semanas do MP, há 34 anos, na cidade de Santa Cruz do Sul.
Já o diretor-geral da Ulbra - campus Cachoeira do Sul, Elpídio Santos Magalhães, deu as boas-vindas e destacou o bom debate de temas importantes para a sociedade brasileira.
LAVAGEM DE DINHEIRO
O palestrante da primeira noite da Semana do MP foi o coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública, Luciano Vaccaro, que contextualizou o tema da lavagem de dinheiro no cenário nacional e internacional, defendendo que o foco de enfrentamento é uma forma de combate ao crime organizado.
O promotor também discorreu sobre as diversas atuações do MP gaúcho nesta área, destacando o trabalho do projeto-piloto da Promotoria Especializada no Combate aos Crimes de Lavagem de Dinheiro e Organização Criminosa e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
PRESENÇAS
Também participaram da Semana do MP os promotores de Justiça Débora Jaeger Becker, Maristela Schneider, Giani Saad, Gabriel Fontana e Amanda Giovanaz; os delegados de Polícia João Gabriel Parmeggiani e José Antonio Tadchetto Mota; a representante da OAB/Cachoeira do Sul Márcia Bento Gehling; o defensor público Walter Luchese Willig; a coordenadora do curso de Direito da Ulbra Rosana Izara Luchese Willig; entre outras autoridades.