Cachoeira do Sul: Palestra do PGJ para empresários da região e visita ao prefeito municipal aconteceram nesta segunda-feira
O procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, foi o palestrante nesta segunda-feira, 10, da reunião-almoço “CACISC meio-dia” da Câmara de Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul (CACISC). Na sequência, o chefe do MP, o secretário-geral do MP, Júlio Melo, o vice-presidente da AMP/RS, João Ricardo Tavares, e promotores de Justiça da Comarca visitaram o prefeito municipal, Sergio Ghignatti.
PALESTRA NA CACISC
Com o tema “Ministério Público e a Defesa Social na Atualidade”, Fabiano Dallazen iniciou a sua manifestação para empresários na CACISC contextualizando o atual momento político no Brasil.
“Estamos vivendo um grau extremo de acirramento de ânimos. Precisamos estabelecer um nível de tolerância, e é fundamental o contraponto de ideias para a construção de consensos mínimos”, ponderou. Nesse sentido, Dallazen fez referência ao artigo de sua autoria, entitulado “Estocada na democracia”, e publicado no jornal Zero Hora desta segunda-feira. “O debate não foi concebido para um ganhar e outro perder e, portanto, é necessário baixar a ansiedade e o clima de beligerância no País”, sustentou.
O PGJ deu exemplos de atuação em cada uma das áreas do Ministério Público que estão trazendo um resultado efetivo na produção do impacto social. Ao falar para empresários, o procurador-geral de Justiça ainda salientou que o setor privado necessita cobrar a regulamentação nos municípios da Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013). Conforme Dallazen, a Lei Anticorrupção não pretende apenas punir as empresas, “mas, sim, modificar a cultura dos empresários na relação com a administração pública; assim, com o pleno cumprimento da lei, os maus empresários se afastarão das relações com o Poder Público”.
Também participaram da palestra do PGJ o secretário-geral do MP, Júlio Melo; o vice-presidente da AMP/RS, João Ricardo Tavares; os promotores de Justiça de Cachoeira do Sul Débora Jaeger Becker, Maristela Schneider, Giani Saad e Gabriel Fontana, além de autoridades políticas e empresariais da região.
VISITA AO PREFEITO MUNICIPAL
Após a palestra, o procurador-geral esteve reunido com o prefeito municipal de Cachoeira do Sul, Sergio Ghignatti. Acompanhado dos promotores locais, Dallazen tratou de diversos temas de interesse da Comarca, bem como projetos desenvolvidos pela Prefeitura e pelo Ministério Público. Também estiveram presentes secretários municipais e procuradores do Município.
Durante o encontro, o PGJ salientou a importância da aproximação e da construção de parcerias com as Prefeituras para a solução dos principais problemas da comunidade.
FOTOS: PG Alves/MPRS