FT Segurança Alimentar: uma pessoa é presa em flagrante em São José do Herval
Nesta quinta-feira, 30, durante ação da Força-Tarefa do Programa Segurança Alimentar, foram fiscalizados quatro estabelecimentos no município de São José do Herval. No total, cerca de uma tonelada e meia de produtos sem condições de consumo foram descartadas. Todos os estabelecimentos foram autuados e dois sofreram interdição parcial.
Na ação, foram fiscalizados pelos agentes da FT Segurança Alimentar o Mercado Laurinho, que teve o açougue interditado; o Mercado Colonial; o Mercado São José; e o Mercado e Açougue do Chiquinho.
No Mercado Colonial, houve a interdição da padaria e do açougue. No Mercado São José, foi preso o proprietário por crime contra as relações de consumo. No local, foram recolhidos produtos vencidos e cigarros paraguaios, além de grande quantidade de carne sem procedência. No Mercado e Açougue do Chiquinho também foram detectados problemas.
Nos estabelecimentos, foram encontrados alimentos com prazo de validade vencido, alguns em promoção ou usados em padaria. Também havia produtos armazenados de forma irregular e embutidos produzidos sem autorização.
Participaram da operação os coordenadores do Grupo de Atuação especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco - Segurança Alimentar), Alcindo Luz Bastos da Silva Filho e Mauro Rockenbach, a promotora de Justiça de Soledade, Cristina Schmitt Rosa, representantes das Vigilâncias Sanitárias Municipal e Estadual, Secretaria de Agricultura do Estado, Decon e Procon Estadual.