MP inicia projeto para auxiliar a Fasc no cadastramento ao sistema CadÚnico
O Ministério Público, por meio da Promotoria de Defesa dos Direitos Humanos de Porto Alegre, realizou, na manhã desta sexta-feira, 16, atendimento à população no bairro Partenon.
A ação faz parte da primeira etapa de projeto formulado a partir de inquérito civil que tramita na Promotoria, instaurado para verificar problemas enfrentados pela Fundação de Assistência Social e Cidadania na realização do cadastro junto ao sistema CadÚnico, como escassez de recursos materiais e dificuldades de acesso a determinadas regiões de considerável demanda, o que motivou o desenvolvimento do projeto.
Criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, o Cadastro é a porta de entrada para qualquer serviço de assistência social no País e cabe ao município a realização do serviço de coleta dos dados do mesmo.
Com a presença dos promotores de Justiça Alexandre Saltz e Josiane Camejo, e do presidente da Fasc, Joel Lovatto, acompanhado da diretora técnica Vera Ponzio, o atendimento foi prestado à comunidade no ônibus do MP, que também estará semanalmente estacionado em pontos de grande vulnerabilidade social. “Nossa intenção é facilitar o acesso a esse registro que permite o encaminhamento a benefícios socioassistenciais”, disse Saltz.
Na ocasião, alem da realização do cadastramento ao CadÚnico, também foram disponibilizadas à população informações sobre os serviços prestados pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Especializado de Assistência Social (Creas) municipais.