Projeto Cuidar foi apresentado na I Mostra de Projetos do Ministério Público Brasileiro em Salvador
O Projeto Cuidar foi apresentado pela promotora de Justiça de Cachoeira do Sul Maristela Schneider, na manhã desta quinta-feira, 05, durante o segundo dia da I Mostra de Projetos do Ministério Público, que está sendo realizada em Salvador (BA). O Cuidar, desenvolvido pela Promotoria de Justiça de Cachoeira do Sul, com apoio da Administração Superior do MP, tem como objetivo a articulação da rede de proteção local visando o enfrentamento de problemas decorrentes de irregularidades nas casas de abrigamento do município.
O trabalho desenvolvido em Cachoeira do Sul foi tema do documentário Projeto Cuidar - Vidas Reconstruídas, produzido pelo Gabinete de Comunicação do Ministério Público e exibido durante a mostra, que, além de explicar a atuação do MP, retrata o dia a dia das pessoas que pouco a pouco estão conseguindo recuperar suas vidas.
Segundo Maristela Schneider, o projeto despertou o interesse do público presente, composto por membros e servidores de Ministérios Públicos de todo o país. “Ficamos muito honrados pela escolha do Projeto Cuidar para participar da mostra. O interesse dos colegas de outros Estados nos mostra que estamos no caminho certo. Certamente há pessoas nessa situação de abandono em outros lugares do país e queremos que o trabalho do Ministério Público possa ser replicado para que cada vez mais possamos transformar a vida dessas pessoas. Além disso, o evento abre um novo espaço para troca de ideias e para que possamos difundir experiências positivas”, concluiu a promotora.
MOSTRA
Ao todo, serão apresentados na mostra de Salvador 26 projetos desenvolvidos pelos Ministérios Públicos Estaduais sob o tema “Inovação e Resultados”. Cada unidade ou ramo do MP inscreveu até três projetos da área-fim ou da área-meio (estruturante) que cumpriam as características e os critérios estabelecidos no edital.
Dos projetos indicados, um de cada unidade ministerial foi selecionado para integrar a programação. Durante as atividades, um espaço foi destinado à exposição de outros trabalhos que não integram a grade da programação, no intuito de ampliar a divulgação do portfólio de projetos das instituições.
O assessor da Unidade de Suporte à Projetos do Gabinete de Articulação e Gestão Integrada do MPRS Rodrigo Konzen Seibel também participou da apresentação do Projeto em Salvador.