PGJ recebe a Medalha do Mérito Municipalista em evento da Famurs
O 38ª Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, promovido pela Famurs, foi aberto na manhã desta quarta-feira, 04. O evento, com o tema “O nosso trabalho muda a vida das pessoas”, também marcará a posse da nova diretoria na gestão 2018/2019.
Na oportunidade, o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, recebeu a Medalha do Mérito Municipalista, que tem o objetivo de agraciar lideranças que se destacaram em sua área de atuação. Durante o seu discurso, o chefe do MP, ao falar para prefeitos e demais gestores municipais, destacou a importância da construção de um diálogo com consensos mínimos na busca de resoluções para as demandas sociais. O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles, e a coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, Caroline Vaz, também participaram da solenidade.
“Sempre deixamos no Ministério Público as portas abertas para dialogar coma Famurs e os prefeitos. Também buscamos fazer a interlocução e estimular o diálogo entre promotores que atuam no interior do Estado e gestores municipais, na certeza de que a solução para os problemas de maior impacto social só virá através do esforço conjunto de todas as instituições públicas. Precisamos seguir nesta linha, em busca de um futuro melhor, deixando de lado radicalismos e afastando as diferenças quando o objetivo final for o bem de todos. Só há um caminho para evoluirmos como sociedade, que passa pela política e pelo diálogo”, concluiu o PGJ.
Na solenidade de abertura, o presidente da Famurs e prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, agradeceu a presença das lideranças e salientou que o momento atual no cenário político exige união. “Temos que encontrar os caminhos que precisamos para o nosso País, Estado e municípios. Termino esta gestão com a certeza de ter feito tudo que pude para cumprir as ações necessárias”, destacou.
O vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli, representando o governador José Ivo Sartori, frisou para a necessidade de haver mudanças através da interlocução entre Estado e municípios. “Está na hora de mudarmos e depende de nós, com a capacidade de diálogo”, enfatizou.
Também foram conferidas Medalhas do Mérito para o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), Iradir Pietroski, e homenagem ao ex-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, representado pelo atual dirigente da entidade, Glademir Aroldi.
PRESENÇAS
Também participaram da solenidade de abertura, a defensora pública-geral do Estado em exercício, Lisiane Hartmann, os presidentes das Associações Regionais que integram a Famurs, deputados estaduais, secretários estaduais, vice-prefeitos, secretários municipais, e primeiras-damas.
Fotos: PG Alves/MPRS