Projeto Acolher promove workshop de moda em Vacaria
No dia 23 de junho, aconteceu na Promotoria de Justiça de Vacaria o 1º workshop de moda. Mulheres vítima de violência doméstica foram convidadas a dar o primeiro passo em busca de sua autonomia financeira participando das atividades coordenadas pela designer Analu Jaqueline da Silva.
Cadastradas no Projeto Acolher, as mulheres vacarienses buscam, através desta ferramenta, a construção de uma marca que simboliza mudança de vida e identificação com suas semelhantes.
Durante o evento, foram realizadas dinâmicas voltadas à questão do amor próprio e também ao fortalecimento das mulheres; workshop sobre história da moda, que trouxe noções para que a atuação futura com designers, no desenvolvimento de produtos; e montagem de painéis com recortes de revistas para a construção do estilo próprio e autoconhecimento.
No encerramento, foram distribuídas mudas de amor perfeito e duas voluntárias tocaram violão para a confraternização das participantes.
Nos próximos meses, serão realizadas aulas de automaquiagem, defesa pessoal, manicure, dança, workshops de customização em roupas, vasos de cimentos, acessórios em madeira, bordado livre e design em tecido. Essas atividades têm como objetivo a conquista da autonomia e geração de renda dessas mulheres.
PROJETO ACOLHER
O Projeto Acolher foi instituído em 2015 pela promotora de Justiça Bianca Acioly de Araújo, dentro do Ministério Público de Vacaria, visando orientar e acolher mulheres vítimas de violência doméstica.
Em abril desse ano, começaram as atividades de design social, que busca auxiliar no empoderamento das mulheres cadastradas no Acolher por meio das atividades oferecidas e com engajamento da comunidade.