Promotoria de Justiça Regional da Educação de Passo Fundo promove o XXI Seminário de Monitoramento
Durante os dias 23, 24 e 25 de maio aconteceu o XXI Seminário de Monitoramento da Promotoria de Justiça Regional da Educação de Passo Fundo (Preduc), na sede do Ministério Público de Passo Fundo. O evento foi presidido pela promotora Ana Cristina Ferrareze e contou, ainda, com a participação de Silvana Dóris Perin, assistente social do Gabinete de Assessoramento Técnico do MP (Gat).
O Seminário de Monitoramento acontece semestralmente e tem como objetivo debater e refletir sobre a melhoria da qualidade da educação, de acordo com as metas estipuladas no Plano Nacional de Educação – PNE. Neste Seminário, foram tratadas cinco metas, sendo a discussão baseada nas respostas aos questionários enviados aos municípios e repassadas ao Gat.
As Metas discutidas foram a universalização da Educação Infantil (meta 01); o fortalecimento das Redes de Apoio à Escola (RAE); a oferta e a organização da educação inclusiva de qualidade; assegurar condições para efetivação da gestão democrática (meta 19); e a qualidade da Educação Básica.
Ressalta-se que o Seminário promove uma aproximação da Preduc com os Municípios e, dessa maneira, é possível saber quais as principais dificuldades que eles enfrentam em relação à educação e assim encontrar uma solução para tal problema.
O evento tem o objetivo de reunir gestores dos 147 municípios que integram a Promotoria de Justiça Regional da Educação de Passo Fundo. Nessa edição, estiveram presentes representantes de 74 municípios, os restantes participarão de uma nova edição, dessa vez sediada em Frederico Westphalen e em Carazinho, e coordenada pelo promotor João Paulo Bittencourt Cardozo.
Durante o evento, a promotora Ana Cristina Ferrareze realizou a apresentação do Portal Ficai (Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente) no site no Ministério Público, e convidou os participantes para o Seminário de Enfrentamento da Distorção Idade-Série, que acontecerá no dia 08 de junho, em Porto Alegre.