Subprocurador participa de reuniões para enfrentamento dos problemas causados pela paralisação
O subprocurador-geral para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles, participou na tarde desta quarta-feira, 30, de reuniões no Gabinete de Crise do Governo do Estado e no Comando Militar do Sul. A Administração Superior do MP, que já vinha acompanhando os reflexos da paralisação dos caminhoneiros e orientando membros e servidores da instituição, passou a auxiliar oficialmente as ações de enfrentamento aos problemas causados pela paralisação dos caminhoneiros e interrupção de estradas no interior do Rio Grande do Sul.
De acordo com o subprocurador, as instituições públicas civis e militares dos municípios, estados e da União estão trabalhando de forma articulada para restabelecer a normalidade na prestação de serviços essenciais à população e coibir possíveis práticas ilegais. “Pelo panorama apresentado nas reuniões desta tarde, percebemos que houve significativa melhora na circulação de mercadorias em estradas, assim como gradativo aumento na oferta de combustíveis em postos de gasolina, entretanto são grandes os impactos destes dias de paralisação para alguns setores da economia, como a agricultura e a pecuária”, disse Dornelles.
ATENDIMENTO PERMANENTE
A Subprocuradoria Institucional e o Centro de Apoio Criminal permanecerão atendendo as demandas dos promotores de Justiça que necessitarem de auxílio na solução de problemas específicos de suas regiões decorrentes da paralisação dos caminhoneiros. “Importante destacar a atuação ativa de vários promotores de Justiça em defesa de suas comunidades que estão sofrendo com reflexos deste movimento, como ocorre nas comarcas de Estrela, Lajeado, Marau, Rio Grande e Vacaria, dentre outras”, lembrou Dornelles.
Por fim, o subprocurador-geral reitera que os promotores devem orientar empresas e produtores em suas Comarcas a utilizarem os canais de contato divulgados pelo Gabinete de Crise do Estado, seguindo as instruções que visam organizar e estabelecer prioridades no atendimento.
Fotos: Marjuliê Martini e PG Alves/MPRS