Santa Cruz do Sul: seminário capacita responsáveis técnicos de ILPIs
O Ministério Público de Santa Cruz do Sul, seu Núcleo de Assessoramento Técnico (Nat), e o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizaram seminário de capacitação para os responsáveis técnicos (RTs) de instituições que atendem idosos em regime de longa permanência, em Santa Cruz do Sul e região, na segunda e terça-feira, 23 e 24. O evento ocorreu no auditório da sede das Promotorias de Justiça de Santa Cruz do Sul.
A promotora de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça Cível, com atribuição extrajudicial na área de proteção dos idosos, Catiuce Ribas Barin, manifestou-se na abertura do curso e destacou a criação e os objetivos do Núcleo de Assessoramento Técnico e a importância do trabalho do Ministério Público na área, em parceria com outros órgãos e instituições, como o Coren-RS, buscando a qualificação dos profissionais e o aprimoramento do serviço prestado aos idosos.
O curso foi ministrado pelo coordenador adjunto do Departamento de Fiscalização do Coren-RS, Lúcio de Camargo, e pela conselheira Cecília Brondani, e incluiu o papel dos responsáveis técnicos nas instituições de longa permanência para idosos, os registros de enfermagem e o Código de Ética da profissão.
A capacitação foi solicitada pelo Ministério Público em virtude de deficiências e irregularidades verificadas nas vistorias e buscou qualificar a atuação dos profissionais responsáveis pelas ILPIs e o atendimento aos idosos.