MP repassa ao Governo do Estado sete veículos para uso na segurança pública
Ocorreu na manhã desta terça-feira, 24, a solenidade de entrega de sete viaturas repassadas pelo Ministério Público para Governo do Estado. Os veículos serão utilizados pela Polícia Civil e Brigada Militar e são provenientes de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) e da condenação de uma ação civil pública das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e de Defesa do Consumidor de Porto Alegre.
O procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, destacou na sua manifestação durante o evento o trabalho dos promotores de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e de Defesa do Consumidor para que a entrega dos veículos fosse concretizada. Ao todo, as viaturas tiveram custo de R$ 750 mil. O chefe do MP citou, ainda, que este ato mostra que o Ministério Público atua de forma propositiva. “Através de Termos de Ajustamento de Conduta, na área ambiental, e da condenação em uma ação civil pública, na área do consumidor, ilícitos foram combatidos e revertidos em prol de uma importante missão, que é a segurança pública”, ponderou.
Por sua vez, o governador do RS, José Ivo Sartori, abordou sobre a importância de unir esforços. “Saudamos esta iniciativa do Ministério Público que, sem dúvida, reforça a harmonia entre os poderes. Isso é fundamental no momento que vivemos. Se não trabalharmos em conjunto, será muito mais difícil transformar o futuro para melhor”, disse.
Ao falar em nome dos promotores de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e de Defesa do Consumidor, o promotor de Justiça Alexandre Saltz destacou que as crises são momentos para se encontrar mecanismos de superação. “É importante salientar a ideia da participação social e da corresponsabilidade e a criação de um círculo virtuoso com o estabelecimento destas parcerias”, avaliou.
Já secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, mencionou que o ato de entrega dos veículos é representativo, uma vez que mostra a relação estreita e profícua com o Ministério Público. “Manifesto o agradecimento ao MP pelo notável exemplo de compreensão neste momento de crime, pois estamos do mesmo lado no combate à violência e ao crime organizado”, afirmou.
PRESENÇAS
Também participaram do ato o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles; o chefe de Gabinete e secretário-geral do MP, Júlio Melo; os ex-procuradores-gerais de Justiça Mauro Henrique Renner e Eduardo de Lima Veiga; os promotores de Justiça de Defesa do Meio Ambiente Ana Maria Moreira Marchesan, Josiane Superti Brasil Camejo e Annelise Steigleder; o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor André Ricardo Colpo Marchesan e o vice-presidente da AMP/RS, João Ricardo Tavares. Ainda estiveram presentes o vice-governador do RS, José Paulo Cairoli; a defensora pública-geral em exercício, Cassandra Halpern; o representante da presidência do Tribunal de Contas do RS, conselheiro Marco Peixoto; o comandante da Brigada Militar, Mário Ikeda; o chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, entre outras autoridades.
Fotos: PG Alves/MPRS