Audiência pública debate segurança alimentar em Estrela
Com apoio da Promotoria de Justiça de Estrela, aconteceu na tarde de quinta-feira, 19, a primeira audiência pública sobre segurança dos alimentos. Promovida pela Vigilância Sanitária Municipal de Estrela, a audiência foi sediada na Câmara de Vereadores do município e teve como objetivo trazer informações sobre a importância do consumo de alimentos seguros, implicações legais da venda de produtos impróprios e os possíveis danos à saúde causados pela ingestão de alimentos impróprios para consumo. O evento contou com palestras de integrantes da Força-Tarefa do Programa Segurança Alimentar do Ministério Público do Rio Grande do Sul.
Segundo a promotora de Justiça Andrea Almeida Barros, o maior objetivo de eventos como este é esclarecer às pessoas que lidam com este setor quanto à necessidade de atenderam à legislação e aos cuidados básicos no cumprimento das exigências da Vigilância Sanitária. “Por isso, podemos fazer o questionamento: trata-se de desinformação ou má fé por parte de quem não está de acordo?", questiona a promotora. Outras audiências sobre o tema já foram marcadas, sempre em parceria com as secretarias da Saúde, Meio-Ambiente e outras entidades.
A primeira edição da audiência sobre segurança dos alimentos contou com a presença de cerca de 150 pessoas, que assistiram a diversas palestras, entre elas uma ministrada por Ayres Chaves Lopes Neto, responsável pelo Setor de Alimentos da Divisão de Vigilância Sanitária do Centro Estadual de Vigilância em Saúde/SES. Também estiveram presentes no evento o secretário municipal da Saúde, Elmar Schneider, o secretário do Meio Ambiente, Hilário Eidelwein, e o secretário da Cultura e Turismo, Marcelo Braun.