Empresa vizinha de lar de idosos suspende fabricação de gelo com uso de amônia em Rio Grande
Atendendo o Ministério Público, a Justiça de Rio Grande concedeu tutela de urgência, em caráter antecedente, determinando que a empresa Paulo Hepp Pescados Ltda. suspenda, imediatamente, a fabricação de gelo, com o uso de amônia, em suas instalações. A fábrica divide uma parede com o lar de idosos Ebenezer, que abriga 35 pessoas.
A decisão também deu um prazo para que toda a amônia seja retirada do local, sob pena de pagamento de uma multa. O cumprimento da decisão ocorre nesta quarta-feira, 18.
Conforme a ação civil pública, ajuizada pela Promotoria de Justiça Especializada de Rio Grande, existia o risco de vazamento de amônia. Para fabricar o gelo, a empresa vinha utilizando a amônia líquida em seu interior. Tal elemento, que é responsável pela refrigeração usada no beneficiamento de pescados, foi considerado “altamente tóxico” pelo Gabinete de Assessoramento Técnico do MP.
De acordo com o promotor de Justiça José Alexandre Zachia Alan, a atuação do Ministério Público, neste caso, foi preventiva, com o objetivo de proteger o bem-estar e o direito à vida dos idosos. Ele também destacou o papel do Gabinete de Assessoramento Técnico, que fez vistoria no local e emitiu um diagnóstico do problema.