Chefe do MP é paraninfo na formatura de novos soldados da Brigada Militar
O procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, foi o paraninfo da formatura dos 506 novos soldados da Brigada Militar, em cerimônia realizada nesta sexta-feira, 06, no Gigantinho, em Porto Alegre. Os policiais devem atuar nas ruas a partir desta segunda-feira, 09. Eles serão distribuídos, nos primeiros 30 dias, nos municípios com maiores indicadores de criminalidade e, posteriormente, serão realocados em outras cidades. Também participaram da solenidade o corregedor-geral do MP, Ivan Melgaré; o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles; e o chefe de Gabinete e secretário-geral do MP, Júlio Melo.
Dallazen destacou na sua manifestação que a honra e a satisfação marcam este momento em ser o paraninfo da turma de formandos. “A Brigada Militar, esta instituição que completou 180 anos recentemente, é uma das mais importantes do Estado, não só no enfrentamento da criminalidade, mas também pela importância histórica representada ao longo dos anos”, afirmou.
Ao falar para os jovens formandos, o chefe do MP manifestou o reconhecimento aos novos policiais que vão enfrentar a complexidade das relações sociais nas diversas regiões do Rio Grande do Sul. “Reforço o valor de cada um de vocês e podem contar sempre com o Ministério Público”, disse. Na sequência, o PGJ salientou que ser policial militar trata-se de um desejo e uma vocação para mediação dos conflitos sociais, garantindo a ordem pública e a segurança da sociedade.
Por sua vez, o governador José Ivo Sartori ressaltou a importante participação do Ministério Público na área da segurança pública e no combate à criminalidade. “Estamos aqui para concretizar mais uma conquista de toda a sociedade. A comemoração é, não apenas dos novos soldados e seus familiares, mas de todos.”
O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, saudou a atuação da administração do MP, em especial do procurador-geral de Justiça. “Esta é uma homenagem ao Ministério Público e um reconhecimento pessoal e profissional para Fabiano Dallazen”, afirmou. Já o comandante da BM, coronel Andreis Silvio Dal'Lago, pontuou que a formatura dos novos servidores potencializa as ações de polícia ostensiva e ainda abordou sobre a qualificada relação institucional com o Ministério Público na área da segurança pública.
Os soldados receberam o diploma de conclusão do Curso Básico de Formação Policial Militar/Curso Superior de Tecnologia em Aplicação de Polícia Militar, com carga horária de 1.650 horas-aula. O curso foi dividido em módulos: conhecimentos específicos da atividade policial-militar, disciplinas de direito (penal, penal militar, processo penal militar, institucional), sociologia da violência, uso da força e da arma de fogo, decisão de tiro.
Fotos: PG Alves/MPRS