Sala de Concertos da Ospa é inaugurada
Foi inaugurada neste sábado, 24, a Sala de Concertos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). O espaço tem capacidade para 1,1 mil lugares e está localizado no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). A conclusão da nova estrutura foi possível através do trabalho do poder público com parceiros, entre eles, o Ministério Público. Com o aporte de recursos da Procuradoria de Fundações do MP para a Fundação Cultural Pablo Komlós, vinculada à Ospa, a obra teve sua finalização.
O procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, participou da inauguração que contou com a presença do governador, José Ivo Sartori, e do secretário Estadual da Cultura, Victor Hugo. Também estiveram presentes o procurador de Fundações, Keller Dornelles Clós, a promotora-assessora Carmen Silva Reis Conti e a promotora de Justiça Paula Athanasio.
A Procuradoria de Fundações repassou aproximadamente R$ 1 milhão para a Fundação Cultural Pablo Komlós, responsável pela execução da obra. Os recursos são provenientes de saldos de fundações que passaram por processo de extinção e que são geridos pela Procuradoria do Ministério Público.
Durante sua manifestação no evento, José Ivo Sartori destacou o trabalho desempenhado pelo Ministério Público e mencionou a importância da construção de parcerias. “Parabenizo todos os envolvidos nesta conquista. Este vai ser um dos grandes legados para a cultura do Rio Grande do Sul. Lembro que estive aqui há pouco mais de um ano, para inaugurar a Sala de Ensaios, e, hoje, estamos entregando esta Sala de Concertos”, afirmou.
Por sua vez, o secretário Victor Hugo abordou sobre a relevância da atuação da Procuradoria de Fundações e informou que a Ospa vai voltar a se apresentar fora do Estado. Estão previstos concertos no centro do País e no Mercosul.
Ainda participaram da inauguração a primeira-dama do Estado e secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori; os secretários de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, Raffaele Di Cameli; da Educação, Ronald Krummenauer; e do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini; o procurador-geral do Estado, Euzébio Ruschel; o presidente da Fundação Cultural Pablo Komlós, Luiz Osvaldo Leite; o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Valter Nagelstein; o presidente da Fundação Ospa, Ivo Nesralla; o maestro da Ospa, Evandro Matté, entre outras autoridades.
Fotos: PG Alves