Corregedoria Nacional prepara correição de abril no MP do Rio Grande do Sul
A Corregedoria Nacional do Ministério Público realizará, entre os dias 3 e 6 de abril, correição temática sobre o Sistema Carcerário no Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a equipe da coordenadoria de Correições e Inspeções esteve na sede do MP/RS, em Porto Alegre, realizando reunião preparatória para correição com integrantes da Administração Superior do MPRS, Corregedoria-Geral do MPRS, representantes do MPF e MPT. Na ocasião, foi apresentado o trabalho de correição e esclarecidas dúvidas.
O coordenador de Correições e Inspeções, Cesar Henrique Kluge, participou da reunião preparatória e reforçou o que vem sendo defendido pelo corregedor nacional, Orlando Rochadel Moreira, ou seja, um novo paradigma para o Ministério Público brasileiro, que aponta para a ampliação do diálogo e aproximação com as unidades e seus membros. “Queremos mudar essa visão punitiva que se tem da Corregedoria Nacional. Visitaremos todos os Estados, sempre nesta formatação. Acreditamos muito que o trabalho da Corregedoria é preventivo e educativo”, disse.
Também na abertura do encontro, o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, destacou que o trabalho da Corregedoria Nacional, juntamente com a Comissão de Acompanhamento Carcerário do CNMP, será muito importante para avaliar o trabalho que está sendo realizado no Rio Grande do Sul, todas as dificuldades enfrentadas e, por fim, para o apontamento dos aspectos que podem ser melhorados.
Participaram da reunião preparatória o corregedor-geral do MP, em exercício, Marcelo Pedrotti, os subprocuradores-gerais Cesar Faccioli, Marcelo Dornelles e Ana Cristina Petrucci; o chefe de Gabinete do PGJ, Júlio César de Melo; o procurador-chefe em exercício do Ministério Público do Trabalho no RS, Gilson Luiz Laydner de Azevedo; o subcorregedor-geral do Ministério Público do Trabalho, José Alves Pereira Filho; a procuradora-chefe da Procuradoria da República no RS, Patrícia Weber; e o procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 4ª Região, Carlos Augusto da Silva Cazarré; além dos membros auxiliares da Corregedoria Nacional do CNMP promotor de Justiça do MP/DFT Fabiano Mendes Rocha e servidor Eduardo Ushikoski.