Sema apresenta projeto para início da revitalização do Rio Gravataí
O Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Secretaria Estadual do Desenvolvimento e Ambiente Sustentável (Sema) apresentou ao Ministério Público o projeto para a renaturalização do Banhado Grande, que faz parte da proposta maior de revitalização do Rio Gravataí. O encontro ocorreu nesta terça-feira, 30, na sede das Torres do MP, e contou com a participação de representantes do Ministério Público, governo do Estado, Comitê Gravataí e Fundação Municipal de Meio Ambiente de Gravataí. O projeto do DRH será submetido à deliberação do Comitê na próxima reunião ordinária, que será realizada em março deste ano.
Estiveram presentes o promotor de Justiça com atribuições regionais na Bacia Hidrográfica do Gravataí, Eduardo Coral Viegas, o coordenador do Centro de Apoio de Defesa do Meio Ambiente, Daniel Martini, a coordenadora do Núcleo de Resolução de Conflitos Ambientais (Nucam), Anelise Grehs, a secretária Estadual do Meio Ambiente, Ana Maria Pellini, o diretor do DRH, Fernando Meirelles, o diretor-técnico da Sema, Gabriel Ritter, a diretora do Departamento de Biodiversidade, Liana Barbizan, a chefe da Divisão de Unidades de Conservação da Sema, Andrise Lima, o presidente do Comitê Gravataí, Sérgio Cardoso, além dos técnicos da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Gravataí, Paulo Muller, Valeska Marquette e Cristine Schurle.
TERMO DE COOPERAÇÃO
O projeto de renaturalização do Banhado Grande é parte de um termo de cooperação, assinado em julho de 2017 entre Ministério Público, Sema e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler - Fepam. O objetivo total do documento é atingir a revitalização do trecho inicial do Rio Gravataí e a preservação de um conjunto de banhados formadores do curso de água.
Fotos: Renata Simmi/MPRS