Ministério Público destina verbas para captação de energia em escolas de Rio Grande
Duas escolas da rede municipal de Rio Grande iniciaram obras de instalação de placas fotovoltaicas para captação de energia solar, graças a uma parceria com o Ministério Público.
A instalação dos equipamentos nas Escolas EMEI Deborah Thomé Sayão e EMEF Eliezer de Carvalho Rios utiliza recursos oriundos de medidas compensatórias aplicadas por empresas que causaram danos ambientais em Rio Grande. Na primeira escola serão instalados 30 módulos de 220 watts cada e, na segunda, 11 módulos de 330 watts.
Conforme o secretário municipal de Educação, André Lemes, a experiência é inédita em Rio Grande. “Além de se tornarem autossuficientes na geração da energia, nossas escolas irão oportunizar uma experiência pedagógica prática aos nossos alunos sobre sustentabilidade socioambiental”, frisou.
Responsável pelo trabalho que resultou nas verbas utilizadas no projeto, o promotor de Justiça José Alexandre Zachia Alan destaca que o Ministério Público está atento ao uso sustentável das energias “e que é sempre importante reunir a preservação ambiental e educação nas mesmas iniciativas”.
[Fotos: Marcos Jatahy - Prefeitura de Rio Grande/Divulgação]