Convênio possibilita estágio no Ministério Público
Os alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS poderão fazer estágio no Ministério Público do Rio Grande do Sul. Um convênio, nesse sentido, foi assinado, nesta segunda-feira, no Palácio do Ministério Público, entre o Procurador-Geral de Justiça Roberto Bandeira Pereira e o Reitor da Universidade, José Carlos Hennemann. As duas instituições pretendem incrementar a cooperação técnica-científica e cultural.
A idéia do convênio, com toda a Universidade, surgiu após o resultado positivo dos primeiros estágios, realizados no Ministério Público, por alunos de Direito de duas instituições norte-americanas, na área ambiental. A informação é da vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRGS, Cláudia Lima Marques. "O resultado foi tão bom que foi sugerida para que toda a Universidade pudesse participar mandando seus alunos não só para trabalhar no Ministério Público, mas ajudar em perícias, trabalhos de campo e na parte de engenharia ambiental e outras áreas", ressaltou. Segundo ela, os alunos norte-americanos da UFRGS têm, por exemplo, interesse em conhecer "a maneira especial com que o Ministério Público defende a sociedade".
O Procurador-Geral de Justiça Roberto Bandeira Pereira disse que a instituição "oferece, com muita alegria, suas instalações como sala de aula". Ele acredita que o convênio "terá desdobramentos em ações efetivas em favor das duas instituições e da cidadania". O Reitor José Carlos Hennemann agrega que, a partir de agora, os laços de atuação entre as duas instituições "serão estreitados em favor da sociedade". (por Célio Romais)