MP participa da entrega de equipamentos para Fepam provenientes de recursos de termo de ajustamento
A Promotoria de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre participou, nessa segunda-feira, 18, da entrega de 65 equipamentos para Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam), adquiridos através de recursos provenientes de termo de ajustamento de conduta entre Ministério Público e a empresa Forjas Taurus S/A. Esses equipamentos serão utilizados pela Fundação nas atividades de fiscalização e gestão ambiental.
A empresa executou, também, o projeto de recuperação integral do telhado do Bromeliário do Jardim Botânico de Porto Alegre, reinaugurado na ocasião. No local, estão abrigadas 725 plantas, sendo 11 gêneros nativos do Rio Grande do Sul, 115 espécies/variedades nativas do estado e 26 espécies de bromélias que estão na lista de ameaçadas de extinção.
Presente ao evento, a promotora de Justiça Ana Maria Moreira Marchesan destacou a ação socioambiental da Forjas Taurus. “Esse é o reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido pela Fundação Zoobotânica do RS, que trabalha em prol da preservação da biodiversidade do nosso estado”, afirma.
Para a secretária estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, a parceria entre poder público e iniciativa privada é muito importante. “Muito bom ver que o valor foi investido em uma obra e em equipamentos para laboratório”, avalia.
Participaram do ato o presidente da Fundação Zoobotânica do RS, Luiz Fernando de Oliveira Branco, o advogado da empresa Forjas Taurus, Neandro Lazaron, representantes do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), diretores do Museu de Ciências Naturais, funcionários do Jardim Botânico e imprensa.
Fotos: Renata Simmi/MPRS