MP terá acesso a laudos digitais do IGP
Foi assinado nesta quarta-feira, 29, o termo de compromisso entre MP, Instituto-Geral de Perícias e Polícia Civil que disponibilizará às Promotorias de Justiça os laudos periciais eletrônicos em procedimentos policiais em trâmite no Judiciário. A partir do documento, o IGP enviará os laudos à Polícia Civil por meio da integração de seus sistemas e, em seguida, a Polícia Civil disponibilizará ao MP o acesso dos documentos cujos procedimentos policiais tenham sido remetidos ao Poder Judiciário.
O termo foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, pelo secretário de Segurança Pública, Cezar Augusto Schirmer, pelo chefe de Polícia, Emerson Wendt, e pelo diretor-geral do IGP, Eduardo Lima Silva.
Fabiano Dallazen agradeceu o empenho dos representantes de todas as instituições para o acordo, cujas tratativas iniciaram há seis anos. “É um avanço na efetividade do trabalho de todas as instituições, com o objetivo principal de melhorar cada vez mais a prestação dos serviços à população”, disse. “A melhor forma de atuação é a partir da ação concatenada entre as instituições”, concluiu.
O secretário de Segurança frisou que o melhor caminho é sempre a integração. “Ela abre canais de conhecimento específico”, pontuou Schirmer.
Estiveram presentes, também, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles, o chefe de gabinete e secretário-geral, Júlio César de Melo, o coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública, Luciano Vaccaro, e a coordenadora da Academia de Polícia, Elisângela Reghelin.