Fiscalização de caça e pesca ilegais no Parque Estadual do Turvo é tema de reunião no MP
A pedido do promotor de Justiça de Tenente Portela, Guilherme Santos da Rosa, o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente, Daniel Martini, presidiu nesta segunda-feira, 27, reunião para tratar da gestão da Unidade de Conservação Parque Estadual do Turvo, sobretudo quanto às dificuldades que envolvem a fiscalização de ações de caça e pesca ilegais.
Ficou acertado no encontro, que contou com a participação da secretária de Estado do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, que serão nomeados pela Sema três servidores concursados para integrar os quadros do Parque Estadual do Turvo. Será viabilizada, ainda, a transferência das armas disponíveis na Brigada Militar para a Secretaria.
Além da realização de mais operações de fiscalização no mês de dezembro, também será viabilizado curso de habilitação de amadores para pilotar embarcações, tanto para os servidores da Sema, quanto para os soldados dos Batalhões que atendem a região do Parque.
Também participaram da reunião a diretora do Departamento de Biodiversidade – DBIO/Sema, Liana Barbizan Tissiani; a diretora da Divisão de Unidades de Conservação – DUC, Andrise Lima; a gestora do Parque Estadual do Turvo, Solange Dias de Deus; o comandante do Comando Ambiental da Brigada Militar, coronel Vitor Hugo; o comandante do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Passo Fundo, major Itamar Alves Farias; o subcomandante do 7º BPM de Três Passos, capitão João Paulo Andrighetto; e os assessores jurídicos do Caoma Rovena Zanchet e Diogo Petter Nesello.