Promotoria de Justiça Regional da Educação de Passo Fundo promove 10º Seminário de Monitoramento
Durante os dias 10, 13 e 14 de novembro aconteceu, na sede do Ministério Público de Passo Fundo, o 10º Seminário de Monitoramento da Promotoria de Justiça Regional da Educação de Passo Fundo (Preduc). Presidido pela promotora de Justiça Ana Cristina Ferrareze, o evento contou com a participação do promotor João Paulo Bittencourt Cardozo e da assistente social Silvana Dóris Perin, do Gabinete de Assessoramento Técnico do Ministério Público (GAT). Durante o seminário, Ana Cristina Ferrareze realizou a apresentação do Portal Ficai (Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente) no site do Ministério Público.
Gestores dos 147 municípios que integram a Promotoria Regional da Educação de Passo Fundo foram divididos em cinco grandes grupos, sendo que os grupos um, três e quatro se fizeram presentes nos dias 10, 13 e 14 de novembro. Já os grupos dois e cinco participarão do seminário nos dias 21 e 22 de novembro, em Palmeira das Missões e Carazinho, que será coordenado pelo promotor de Justiça João Paulo Bittencourt Cardozo.
O Seminário de Monitoramento visa debater e refletir sobre a melhoria da qualidade da educação, de acordo com as metas estipuladas no Plano Nacional de Educação – PNE. Dentre as ações propostas, destacam-se: a universalização da educação infantil, devendo a busca ativa ser realizada de forma permanente, além do fortalecimento das redes de apoio à escola (RAE) e a oferta e organização da educação inclusiva de qualidade.
Outras ações destacadas são a estruturação e aprimoramento dos Conselhos de Controle Social e a prevenção e enfrentamento da infrequência e abandono escolar. Na oportunidade, foi tratado, ainda, sobre o Projeto Distorção Idade-Série, que está sendo desenvolvido em todas as Preducs.
Por promover a aproximação da Preduc com os municípios o seminário possibilita o conhecimento das principais dificuldades enfrentadas pelas cidades em relação à educação e, na mesma medida, encontrar uma solução para tal problema.
O encontro contou com a presença de 73 municípios, 11 prefeitos, 7ª CRE, 15ª CRE, 16ª CRE, 25ª CRE, além de representantes das Secretarias Municipais de Educação e Conselhos Municipais de Educação, totalizando 185 participantes.