Palmeira das Missões: audiência apresenta Método APAC
Na última sexta-feira, 10, foi realizada audiência pública no plenário da Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões, com o objetivo de apresentar o Método APAC. O evento foi uma proposição do Vereador Sidinei Bueno de Oliveira, tendo a apresentação sido realizada pelo procurador de Justiça Gilmar Bortolotto, pelo professor Roque Reckziegel, da Comissão de Direitos Humanos da OAB, e pelo deputado Jeferson Fernandes.
O evento contou com a participação do prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Russomano Freire, de diversos vereadores, incluindo o presidente da Câmara, Antonio Padilha; do juiz da Vara de Execuções Criminais, Antonio Tavares, e dos promotores de Justiça João Paulo Cardozo e Guilherme Martins. Várias entidades civis e religiosas enviaram representantes.
O Método APAC, criado em Minas Gerais no ano de 1972, engloba hoje três mil apenados daquele estado, 5% de sua população carcerária, alcançando índices de mais de 80% de recuperação, pessoas que não voltam a reincidir em crimes, com um custo por vaga de um terço do sistema tradicional.
No momento, estão sendo idealizadas as primeiras unidades no Rio Grande do Sul. A apresentação em Palmeira das Missões foi exitosa, já tendo sido feitos encaminhamentos para a criação da sua APAC.