Promotora ministra curso para a BM sobre violência doméstica contra as mulheres
A promotora de Justiça Ivana Machado Battaglin ministrou aulas, entre os dias 06 e 12 deste mês, na Academia de Polícia da Brigada Militar, durante o Curso Nacional Patrulha Maria da Penha - Nível Multiplicador, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. A promotora lecionou em duas disciplinas: Relações de Gênero e Direitos Humanos e Atuação Legal.
De acordo com a promotora, “trabalhar com os policiais, utilizando técnicas da Justiça Restaurativa, levou a uma profunda reflexão sobre esses temas tão importantes, que, certamente, refletirão numa mudança de atitude nas relações interpessoais, especialmente no atendimento às vítimas de violência doméstica”. Ivana lembrou, ainda, que essas técnicas de Justiça Restaurativa utilizadas no curso foram ensinadas a ela recentemente, em capacitação oferecida pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPRS.
Conforme Ivana Battaglin, é impossível entender o complexo fenômeno da violência doméstica e familiar contra a mulher - aquela que a Patrulha Maria da Penha busca proteger - sem compreender temas fundamentais como direitos humanos e relações de gênero. “É por isso que foram estas as disciplinas que escolhi quando consultada pela Senasp para ministrar as aulas aos policiais militares, que seriam os multiplicadores do conhecimento dentro da própria instituição”, afirmou ela.