Audiência Pública discute Atenção Básica em Porto Alegre
A nova Política Nacional de Atenção Básica no contexto da Saúde em Porto Alegre foi tema, na última quinta-feira, 26, de audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado.
O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre, teve o objetivo de discutir as mudanças sofridas pela PNAB e os impactos na saúde da cidade.
Falando em nome do Ministério Público, a promotora de Justiça dos Direitos Humanos de Porto Alegre Márcia Bento explicou a atuação da Promotoria de Justiça nas questões relacionadas à atenção básica do Município de Porto Alegre e respondeu os questionamentos dos Conselhos de Saúde.
O encontro contou com a participação do médico sanitarista, mestre em Saúde Coletiva e membro da Comissão de Orçamento e Financiamento do Conselho Nacional de Saúde, Heider Aurélio Pinto, que fez uma análise da nova PNAB e suas consequências na Saúde.
Estiveram presentes também o secretário municipal de Saúde, Erno Harzeim; a coordenadora do CMS/POA, Mirtha Zenker; o auditor público externo do Tribunal de Contas do Estado, Romano Scapin; e a representante do Conselho Nacional de Saúde, Sueli Goi Barrios, dentre outros.