Passo Fundo: MP e entidades discutem próximos passos do projeto “Aprende bem quem ouve melhor”
Estiveram reunidos nesta quinta-feira, dia 26, na sede do Ministério Público de Passo Fundo, a Promotora de Justiça Regional da Educação Ana Cristina Ferrareze, a Secretária Municipal de Saúde e representantes de entidades que participam do projeto de busca ativa por crianças com deficiência auditiva “Aprende bem quem ouve melhor”. O objetivo do encontro foi discutir alguns pontos e estabelecer novas atividades do programa.
O próximo passo é fazer um levantamento do número de crianças que possuem algum problema auditivo em Passo Fundo. Para que isso seja possível, será realizado um cruzamento de dados entre as crianças que reprovaram no teste da orelhinha no nascimento e as crianças que já estão na escola.
O teste da orelhinha passou a ser obrigatório somente em 2007. Portanto, quem nasceu nos anos anteriores e possui problema auditivo não está nas estatísticas. Logo, o principal objetivo do projeto é encontrar as crianças portadoras dessa condição, saber em que meio estão inseridas e se estão tendo acompanhamento necessário dentro e fora da sala de aula.
O projeto pretende, ainda, capacitar pais e profissionais em relação à condição física e psicológica de um deficiente auditivo, através de eventos que serão promovidos em conjunto com o grupo envolvido no projeto.
O próximo encontro ficou marcado para o dia 05 de dezembro, quando serão apresentados os dados do levantamento realizado.