Evento em Camaquã aborda manejo de recursos hídricos e alagamentos no município
O centro de eventos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, em Camaquã, sediou, nesta quinta-feira, 26, reunião pública para tratar sobre manejo de recursos hídricos e alagamentos no município.
O evento, coordenado pela promotora de Justiça Camile Balzano de Mattos, contou com as palestras do coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Daniel Martini, e da engenheira sanitarista do Grupo de Assessoramento Técnico do MPRS, Rozane Fátima Fedrigo.
Para Martini, o evento representou uma oportunidade para induzir a efetividade das políticas públicas relativas ao planejamento urbano e áreas de risco. “É responsabilidade dos Municípios mapear as áreas de risco, eliminar e reduzir esses riscos, evitar a ocupação de novas áreas, e, principalmente, planejar ações de intervenções preventivas, priorizando medidas não estruturais, além de promover as realocações necessárias”, disse o promotor, lembrando que “planejamento urbano significa economia de recursos”.
Estiveram presentes no evento representantes do Poder Executivo local, vereadores, engenheiros, técnicos ligados à temática e membros da comunidade local.