Ficai online EAD foi lançada pelo MP nesta segunda-feira
O procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, participou, nesta segunda-feira, 23, da cerimônia de lançamento da Ficai online Ensino a Distância. A Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (Ficai) agora poderá ser acessada pelo site do Ministério Público, através de um banner disposto no espaço do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões.
Dallazen ressaltou a importância desse momento, que representa a continuidade de um trabalho que começou há alguns anos e está constantemente se aperfeiçoando. “Nós visualizamos neste trabalho uma grande ferramenta, uma grande possibilidade da diminuição da evasão escolar. Por isso, essa grande parceria com todas as instituições é extremamente relevante”, conclui o PGJ.
Também formaram a mesa de abertura do evento o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles, a subprocuradora-geral de Justiça de Gestão Estratégica, Ana Petrucci, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Denise Villela, e a representante da Secretaria Estadual de Educação, Sandra Mauat, e da Secretaria Municipal de Educação, Isabel Letícia Pedroso de Medeiros.
Denise Villela relembrou a trajetória da Ficai, desde 1997, quando o sistema de combate a infrequência de crianças e adolescentes nas escolas foi criado. Falou, ainda, sobre a importância do ano de 2011, quando o MP assinou termos de compromisso com a Secretaria Estadual de Educação, o Conselho Estadual de Educação, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e a União Nacional dos Dirigentes Estaduais de Educação. A promotora de Justila também ressaltou a importância da parceria com a Procempa, firmada em 2012, e fundamental para a informatização da Ficai. Concluiu dizendo que, agora, um novo passo é dado.
“Muito tem sido realizado nesses anos, através do trabalho de diversas pessoas que sempre acreditaram na Ficai. Agora, estamos trabalhando o EAD e podemos acessar a Ficai online através da página do Ministério Público. Com isso, acredito que estamos, cada vez mais, evoluindo no combate à infrequência de crianças e adolescentes nas nossas escolas”, explicou Denise Villela.
PRESENÇAS
Estavam presentes à cerimônia o secretário-geral do MP e chefe de Gabinete, Júlio César de Melo; o diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, Luciano Brasil; a promotora-corregedora Daniela Lucca da Silva, os promotores Regionais da Educação, de Porto Alegre, Danielle Bolzan; de Novo Hamburgo, Luciana Casarotto; de Caxias do Sul , Simone Martini; de Santa Maria, Rosângela Corrêa da Rosa; de Passo Fundo, Ana Cristina Ferrareze; e o promotor de Justiça de Palmeira das Missões, João Paulo Cardozo.
Também compareceram ao lançamento da Ficai online EAD representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Procempa, Famurs, Centro de Estudos e Projetos Comunitários, Aconturs, conselheiros tutelares, representantes de Secretarias Municipais de Educação e o vereador de Rio Pardo Getulio Junior.
Fotos: PG Alves/MPRS