FT Segurança Alimentar: quatro mercados interditados e duas pessoas presas em Santana do Livramento
Nesta quarta e quinta-feira, 04 e 05, nove estabelecimentos foram fiscalizados e quatro deles acabaram interditados durante operação da Força-Tarefa do Programa Segurança Alimentar em Santana do Livramento. Duas pessoas foram presas. No total, foram inutilizadas nove toneladas de alimentos impróprios ao consumo.
Foram fiscalizados pelos agentes da FT Segurança Alimentar dois Supermercados Righi, o Supermercado 3OO, o Supermercado Sensação (esses quatro interditados), o Supermercado Niederauer, o Supermercado Big, o supermercado Nicolini, o Mercado do Pequeno e o Açougue Los Amigos.
Duas pessoas foram presas por vender produtos impróprios ao consumo, o proprietário do Mercado do Pequeno e o proprietário do Supermercado Sensação, onde os fiscais encontraram 1500 garrafas de bebidas com prazo de validade vencido.
Nos locais, foram encontrados alimentos com prazo de validade vencido, armazenados de forma irregular, carnes e embutidos fora da temperatura adequada, muitos locais com dejetos de animais, embalagens roídas e podres e até venenos para ratos em gôndolas. Também foram registrados diversos problemas de infraestrutura e falta de higienização, além de falta de PPCI em alguns estabelecimentos.
Participaram da operação os coordenadores do Grupo de Atuação especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO – Segurança Alimentar) Mauro Rockembach e Alcindo Luz Bastos da Silva Filho e o promotor de Justiça de Santana do Livramento José Eduardo Gonçalves,o promotor de Justiça Francisco Saldanha Lauenstein, além de representantes do Seapi, Vigilância Sanitária Estadual, Vigilância Sanitária Municipal de Santana do Livramento, Secretaria Estadual de Agricultura e Corpo de Bombeiros do município.