Operação do MP interdita bomba de posto de combustível que vendia diesel adulterado em Santa Rosa
A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre e a 2ª Promotoria de Justiça Cível de Santa Rosa realizaram, em conjunto, nos dias 26 e 27 de setembro de 2017, operação de combate à adulteração de combustíveis nos postos revendedores do município de Santa Rosa.
Na ocasião, foi instalado laboratório móvel de análise de combustíveis nas dependências da Promotoria de Justiça de Santa Rosa, onde o engenheiro químico da Promotoria de Justiça Especializada do Consumidor analisou 44 amostras de combustíveis, coletadas em todos os 22 postos revendedores em atividade na cidade, sendo constatada irregularidade apenas no combustível Diesel S-500 do Posto Santa Terezinha Ltda., localizado na Av. Rio Branco, 91, o qual foi objeto de ação cautelar e interdição das bombas e tanques do respectivo combustível.
Participaram da operação os promotores de Justiça Marcelo Augusto Squarça, da Promotoria de Justiça Santa Rosa, e Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Consumidor de Porto Alegre. As análises foram realizadas em equipamentos certificados pela Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis – ANP, como densímetro eletrônico, analisador de ponto de fulgor, condutivímetro, minidestilador automático, espectrômetro de infravermelho e provetas.