MP, Polícia Civil e escolas compartilham boas práticas em reunião do Fórum do Álcool
A campanha de prevenção voltada aos pais, “Eu me Comprometo”, e o programa baseado no diálogo com crianças e adolescentes, “Papo de Responsa”, foram apresentados na reunião do Fórum Permanente de Prevenção à Venda e ao Consumo de Bebidas Alcoólicas por Crianças e Adolescentes, realizada nesta segunda-feira, 25.
O encontro, na sede do Ministério Público, em Porto Alegre, reuniu pais, representantes de escolas particulares e públicas, das Secretárias Municipal e Estadual de Educação, da OAB e de outras instituições.
Na abertura, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Denise Villela, destacou a relevância da pauta. "Acreditamos que é desta forma, com as instituições unidas, que devemos cada vez mais trabalhar para atingir os nossos objetivos, conscientizar a todos, pais, estudantes, empresários, de que temos responsabilidades nesse assunto”, reforçou.
A campanha “Eu me Comprometo”, criada em uma parceria entre os colégios Farroupilha, Anchieta, Marista Rosário, Monteiro Lobato e Santa Inês, foi apresentada por representantes das escolas. Será distribuído material impresso para os pais, contendo perguntas e respostas para orientá-los sobre como abordar o assunto com os filhos, além de sugestões para criação de grupos de pais, que possam dividir dúvidas e somar esforços na prevenção ao uso de bebida alcoólica por menores de 18 anos em festas particulares ou em locais públicos. Também será produzido material para redes sociais, com o mesmo conteúdo.
Em sua fala, a promotora de Justiça da Infância e da Juventude Inglacir Delavedova, ressaltou que as escolas interessadas em aderir à campanha podem entrar em contato com o Fórum. “A campanha toca num ponto fundamental que é a família. Nós buscamos exatamente isso, conscientizar os adolescentes e também agregar os pais. O comprometimento dos pais, o cuidado, o diálogo, faz a diferença no comportamento dos filhos”, explicou.
Na sequência, o programa “Papo de Responsa”, desenvolvido pela Polícia Civil, foi apresentado pela diretora do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca), delegada Adriana Regina da Costa, e por policiais do Deca e do Denarc, o Departamento Estadual do Narcotráfico, que fazem o trabalho nas escolas. O programa é desenvolvido a partir de um projeto da Polícia Civil do Rio de Janeiro e baseado no diálogo com crianças e adolescentes.
“Tratamos da prevenção, damos espaço para que eles possam conversar, refletir, e, então, percebam os riscos do uso de álcool. Nós não falamos como pais, nem como professores, falamos como polícia. E isso tem dado resultados muito bons”, explicou a delegada.
A reunião terminou com uma conversa com o produtor de audiovisual Ricardo Fagundes, sobre o Projeto Cinema na Escola, que realizou no ano passado o filme “Artigo 243”, sobre a prevenção ao uso de álcool em parceria com o Colégio Anchieta. A intenção é seguir com a produção desse tipo de conteúdo.